segunda-feira, 11 de dezembro de 2017



FILME

  

                                 HONRA AO MÉRITO






        O filme “O Extraordinário” do diretor Stepen Chbosky tem enredo baseado no livro do mesmo nome, da escritora R. J. Palacio, sobre a história de um garoto vítima de um problema congênito, que mesmo depois de várias cirurgias continuou com um rosto diferente. Até os dez anos Auggie Pullman fez seus estudos em casa, quando então a mãe (Júlia Rpberts) e o pai (Owen Wilson) um casal extraordinário. resolve que o filho deve frequentar a escola, conviver com outras crianças. Ele é uma criança amada e feliz ao lado da irmã mais velha, que tem pelo irmão um grande afeto, mesmo que a certa altura se ressentisse da falta de atenção da mãe dedicada quase exclusivamente ao filho. Como Auggie, a irmã também tem de vencer algumas barreiras no convívio com os colegas, por ser uma garota comum, discreta, ao lado de jovens que fazem tudo para levar vantagem, para aparecer.
      
        O difícil de lidar com as pessoas que não sabem se colocar no lugar do outro, e desde o primeiro dia de aula Auggie é isolado, mesmo que todos ali tenham diferenças, cada um com seu problema. E pior, há os que estão prontos para  ver no outro um inimigo, um competidor, uma ameaça à sua segurança, certamente devido à insegurança  dentro de casa, e acabam por contaminar os demais. Apesar de sentir-se discriminado, Auggie escolhe permanecer na escola, onde foi bem acolhido e amou desde o início. Mas vai ter que se virar, faz parte da vida de qualquer um, com a vantagem que ele tinha de estar fortalecido emocionalmente.
     
          Foi um ano de provação para Auggie, mas que estava preparado para enfrentar situações constrangedoras, além de afiado em ciência, que aprendeu com a mãe, profissional na área. Ele então procura ajudar os colegas, a princípio da forma que uma crianças é capaz, oferecendo cola ao colega, com o que conquistou seu primeiro amigo, depois indicando a mãe como professora para os que estão com dificuldade nos estudos. Ano vencido galhardamente, e chega o dia do diretor entregar os diplomas e a medalha de honra ao mérito. Quem recebe não poderia deixar de ser o aluno, cuja aparência tornou-se apenas um detalhe banal a ser ignorado, diante da sua dedicação aos estudos, e mais ainda pelo exemplo dado aos outros alunos. Toda humilhação sofrida, nada mais que simples desconfortos para o extraordinário Auggie.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário