terça-feira, 29 de janeiro de 2013


          SANTA MARIA CHORA



Solidário, todo o país chora junto com a cidade de Santa Maria,que acaba de sofrer uma grande tragédia na casa de show Kiss, que fez mais de duzentos vítimas fatais, a maioria estudantes, feriu outras tantas, asfixiados, ou pisoteados. Jovens cheios de sonhos, alguns iniciando, outros terminando o curso superior na Universidade local, que comemoravam o novo ano de estudo. Vidas promissoras, parte do futuro do Rio Grande do Sul e do país, que se esvai em poucos minutos, sonhos que se foram nas chamas.
Tragédias acontecem, algumas dela evitáveis, se não fosse  a irresponsabilidade de uns poucos que resistem ao cumprimento da lei, que existe para ser cumprida, não para ser burlada. Leis que devem se adequar aos novos tempos, das grandes concentrações humanas, da tecnologia avançada. Num ambiente fechado como de uma boate a segurança deve ser a primeira preocupação dos donos, e a fiscalização inclemente quanto a isso. Fica-se agora sabendo que locais interditados por falta de segurança, recebem alvará, e são reabertos, continuando do mesmo jeito, isso no país todo, as leis burladas. As pessoas arriscando suas vidas em ambientes que não inspiram confiança, o que vai depender da sorte para não  acontecer o pior. Um absurdo que seja assim.
Santa Maria, nome que nos remete à Mãe divina, é considerada cidade da cultura, alegre, feliz, principalmente, por receber estudantes vindos de outras cidades para estudar na sua conceituada Universidade. Que fique a lição, e não mais aconteçam no Brasil tragédia desse tipo é o que rogamos à Nossa Senhora para que dê conforto aos parentes das vítimas fatais e aos sobreviventes, que continuarão com as marcas da tragédia por algum tempo, ou para sempre. Como aconselhou na TV um sobrevivente de outra tragédia: “Sai do sofá, vai ajudar quem precisa, vai se encantar e sorrir com o que o mundo oferece de bom e de belo!” Antes, agradeça a Deus por ter ainda tempo de fazer algo para si e para os outros.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário