segunda-feira, 18 de março de 2019






                       MEUS  QUERIDOS




Agora mesmo estou pensando em vocês, jovens, alegres descontraídos, para quem a vida é uma festa, também quedo a pensar nos sombrios, com aquele ar triste e enigmático. Modos atuais de ser ou parecer. Do que serve pensar em odiar Deus e todo mundo? Ou amar desbragadamente. Tristezas não pagam dívidas, assim como prazeres em excesso fazem ruga. Sabe o que mais acontece? Perda de tempo e de vida. Amargas ou doces, bem lá no fundo de suas jovens almas vocês são simplesmente jovens que têm de aprender a viver, o que não é fácil. 

Em primeiro lugar cuidar bem de si, da saúde. Depois dar a maior atenção aos afetos, mãe, pai, avós, amigos, o namorado, ou namorada. Cuidar da imagem, que não é apenas o visual, mas comportamental. Nada de preocupação em agradar os outros. Valorizar as pessoas, melhor ainda, valorizar-se. Bom ignorar os problemas, na maioria imaginários, e tem aqueles que não nos dizem respeito. O desamor, a maldade, tudo de ruim que existe, não deixem que façam de vocês gato e sapato.

Almejar o pódio é bom, melhor ainda chegar lá. Mas nunca contraiam uma dívida que não podem pagar. Sabe o que faz bem? Elaborar planos, até mesmo um plano de fuga, que às vezes temos que fugir, e para bem longe. Mas não sejam covardes, leiam livros bons, de ficção e também textos instrutivos, que não sejam calhamaços. Moços vaidosos, nada de excessos! Descuidados, caprichem um pouco mais na aparência!

Dores de inveja, ciúme, podem atrapalhar a via de acesso ao prazer de viver, prejudicam o corpo e a alma. Que tal ver as coisas com outros olhos? Os amigos que falharam, por exemplo, alguns merecem uma segunda chance. E não deem a mínima oportunidade para os inimigos de carteirinha. Mas não tenham medo, enfrentem com galhardia uma inimizade gratuita. O luxo que é amar e ser amado, não desperdicem essa chance. E o lixo que é odiar seja quem for. A sofisticação que é amar ao próximo como a si mesmo.  

Não façam drama, encarem os problemas de frente para solucioná-los,  não deixem  que temores infundados tomem conta dos seus dias. Desprezem o mau conselheiro, e do bom conselho saibam tirar o proveito. Cada minuto é precioso, não percam tempo com dissabores, e saboreiem cada segundo da vida. Há cheiros e sabores, que valem a pena experimentar, mas nunca se embriaguem, nem com os melhores vinhos. A sobriedade seja seu ponto forte, e não tenham medo de ser feliz. Saibam que o melhor prazer fora de casa não se compara com estar ao lado das pessoas que amamos no recesso do lar. 

             Disse o papa Francisco: Jovens, trabalhem por um mundo melhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário