sábado, 27 de julho de 2019



HOMENAGEM AOS AVÓS


   

            POR UM SER PLENO






São comuns as postagens no Facebook de cunho moral, um simples parágrafo conter mensagem para reflexão. Se não fizer bem a alguém, que a ninguém faça mal. O internauta livre para aprovar ou contestar a ideia que lhe é transmitida via internet. Sem mais delongas, e repetidas vezes, lemos nas redes sociais o seguinte: “As atitudes são mais importantes que as palavras”. Tudo bem que se queira estimular as obras. Mas que não haja intenção de calar o outro. E não nos falte cultura para dialogar com eficiência.

Se não é boa coisa “jogar palavra fora”, ou como ensina a Bíblia, “não atirar pérola aos porcos”, sabe-se que falar é dom humano, as pessoas expressando-se de acordo com sua cultura e sua capacidade mental. O especial dom de escrever, mesmo que o autor em seu texto vise a própria satisfação, faça uma catarse. E que tenha pessoas aptas para entender e reconhecer as boas intenções do escritor, ou seja, querer compartilhar suas ideias com os outros. E que sejam boas ideias, o que nem sempre acontece, infelizmente.

A mente, como espelho único de uma espécie que pensa e fala, reflete e se manifesta através da escrita e demais artes. Se os bons não querem se expor, os maus certamente ganham terreno.  E lá vamos nós escritores, ou simples “escrivinhadores” cumprir uma sina. E que nossa escrita tenha valor, não expresso em dinheiro, mas possa entrar no rol dos que fazem algo para preservar o ser humano com seus reais valores.

Que o homem não seja visto como produto natural, nem se veja o ser humano como simples animal, o que seria uma insensatez. Até mesmo porque considerado um microcosmo, a medida de todas as coisas e a imagem de Deus, no que há vantagem e desvantagem.  E por não ser mero desenvolvimento da vida terrena, tem hábitos estranhos à natureza. Diferente dos irracionais o homem tem que se adaptar à vida na terra, com  desenvolvimento mental que o faz tão eficiente por um lado e deficiente por outro.

Para G.K. Chesterton chega a ser uma insensatez ver o homem como simples animal.  As extraordinárias facetas desse ser que não parece ser originário da terra, não havendo  qualquer evidência da sua evolução física. E nem de modo vago existe algo para confirmar que a mente humana tenha se desenvolvido da mente animal. Algo aconteceu, sim, foi fora do tempo e da história, ou seja, o aparecimento de uma mente, um espírito, com tal dimensão e profundidade.  

A natureza humana é estranha à terra, essa é a verdade, e já disseram que o homem veio de um outro mundo. Não, os seres humanos são daqui mesmo, apenas diferente dos demais seres terrenos, se for considerada sua religião, sua filosofia, sua justiça, toda sua importante produção cultural, que faz o homem ser aquele que é, um ser pleno, verdadeiro.

Por sua liberdade e vontade duvidosas, além de suas expressivas limitações físicas e mentais, o homem sofre hoje em dia, como nunca, agressões em sua natureza física, e mais ainda afrontas à sua alma espiritual e eterna. Unam-se as forças do bem para que o homem se torne um ser pleno de amor e verdade. Amém!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário