terça-feira, 2 de julho de 2019






                                           VOCAÇÃO







          Intelecto e gênio em união feliz naqueles que se consagram à criação literária. Certo que todo ser humano possui a virtude da criatividade para ser desenvolvida até seu destino maior, a arte, que exige consagração, ou vocação, para enfrentar a travessia no desertos e a subida íngreme montanha acima. Sem se consagrar, ou dedicar ao que faz é difícil alcançar os objetivos a que se propõe, o quanto é duro escalar as geleiras, ou andar sob sol escaldante. 

           O trabalho do operário exige objetividade, enquanto a subjetividade é própria de quem cria. E ter bons propósitos, condição precípua para o intelectual, que mira no coletivo e universal, mesmo que busque a concretização de um ideal pessoal E se há tendência para solidão, que nunca a pessoa esteja de todo isolada. O quanto é essencial ter recursos disponíveis, estímulos, ajuda. A falta de meios materiais, ou de condições espirituais, pode fazer definhar os sonhos, por mais desejados que sejam. Por se fechar, a própria pessoas se sujeita ao fracasso.

         Todo homem é um intelectual em vias de se manifestar, os corações confiantes e felizes com mais chance de sucesso. Armadilhas não são raras, mas que o medo não seja maior que a vocação. Nem a preguiça supere a disposição para cumprir o propósito. Não ser afoito, os desastrados tropeçam e caem com maior facilidade, ficam no meio do caminho. Engana-se também quem quer receber tudo de bandeja, ou deseja que o melhor lhe caia do céu. Agregar ao talento, qualquer que seja, mais cooperação que ambição. Atuar sem coação ou frouxidão e preservar os valores, que vêm de berço e os adquiridos.
        
        O começo de tudo é querer realizar algo, ou ser alguém, o gosto em correlação com as aptidões. Em cada um resguardado seu modo de ser, como pessoa, de ter prazer com seu trabalho. A vocação de acordo com os impulsos mais profundos, em obediência a sua capacitação intelectual, ou operacional. Saber que devagar e com a devida segurança se vai longe. O que em princípio significa cada um ser responsável por seu talento e sua atuação no mundo.

        Beneficiado por laboriosa paciência a pessoa de especial talento tem muito a ganha. Agir com lealdade. Como um atleta numa corrida, uma boa largada é essencial, e esteja preparado para seguir em frente, até a chegada em primeiro lugar, ou simplesmente  alcance um bom lugar, o seu lugar. Com ajuda dos bons ventos que sopram a favor, enfrentar tempo ruim para chegar a algum lugar. Enfim, arriscar o que for possível para alcançar os objetivos. E atenção, muita atenção, praticar o bem, para crescer espiritualmente e atrair os bens necessários à concretização de uma meta na vida.

       É mister que se cumpram as obrigações e as vocações, e ninguém desanime ao primeiro entrave. Que o querer não seja menor, nem maior que o poder, mas na justa medida. A qualidade, ou valor de um ideal contribui para que sejam superadas as dificuldades, e haja merecimento. Ter compromisso com as virtudes, por sua força de atração  para atrair outras virtudes, e anular qualquer vício em potencial. Se houver uma tempestade, dessas que faz tudo desabar, preservar a si mesmo. Enfim, ter fé em Deus e acreditar que depois da tempestade vem a bonança.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário