sexta-feira, 5 de julho de 2019








              TRADIÇÃO EM S. LUÍS DO MARANHÃO
     



        
       Junho, época de grandes festas em S. Luís, capital do Maranhão, quando a cidade presta homenagem aos santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro. Os arraiais montados em toda a ilha são animados pelo soar dos sotaques das matracas e das zabumbas, uma verdadeira orquestra de sons para a dança do Bumba-Meu-Boi. A população em peso se faz presente.
       
     Duzentos grupos do Boi contam-se no interior do Estado, os mais destacados que chegam para abrilhantar as comemorações na capital, onde contam também com a presença de cantores locais e nacionais, como Alceu Valença e Elba Ramalho, que  fazem parte da tradição das festas juninas do nordeste brasileiro. Ficamos encantados com o luxo e mais ainda com a dança do Boi de Santa Fé, quando se presentou no arraial montado no estacionamento do shopping S.Luís.  
         
       Para o prazer gustativo dos presentes às festas encontram-se à disposição do freguês as delícias da culinária maranhense de origem indígena, africana e portuguesa, entre outras. Se o canto do Boi da Ilha rima “mariola” com “viola”, ou então “manuê” com “saci-pererê”, é que os doces muito contribuem para o prazer que se faz presente na pureza da fé, dedicada aos queridos e merecedores santos.
       
       Palcos são montados para as apresentações do Boi e também os  especificamente para música eletrônica, onde cantores locais e nacionais apresentam-se, o que a moçada hoje em dia “curte”. O arraial do IPEM no Calhau ergueu  uma réplica do Centro Histórico de S. Luís, tombado como Patrimônio da Humanidade. Parabéns S. Luís, e até o ano que vem, se Deus quiser!  

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário