terça-feira, 15 de outubro de 2019






   
                                    PÉ NA ESTRADA




          



    

             Planejar uma viagem, fazer as malas, ir de avião, ou navio, carro, bicicleta, até mesmo seguir a pé para algum lugar escolhido. Atitudes que podemos tomar a qualquer  dia e hora  para ser feliz. Sem esquecer que o melhor de tudo é estar de bem com a vida. Deixar o conforto de casa e experimentar momentos especiais, fora do cotidiano é sempre possível e mesmo necessário que se faça. Estradas, caminhos, lugares que nos propomos a percorrer uma vez que seja. Ou voltar sempre. Sem pressa de partir ou chegar, e com tempo suficiente para olhar, sentir, viver.

            Ter olhos para ver e coração para enxergar. Viajar é confortar a alma, é dar asas à imaginação.

              Na estrada, se não der para caminhar, ou pedalar, melhor dirigir o carro, quando o  intento é ver de perto o mundo, suas maravilhosas belezas naturais, e as que o homem ergueu com fé e determinação. Reservar um pouco do nosso precioso tempo para conhecer lugares, ou retornar à antigas andanças. E ter boas reservas financeira, se o intento é ir mais longe. Mas vale a pena, simplesmente, fugir do dia a dia andando por perto. Sem esquecer que as florestas e cachoeiras brasileiras estão à nossa espera.

           Um dia envelhecemos, é quando se faz as melhores viagens, que há um tempo certo para cada pessoa. Partir, enquanto a saúde permite e as pernas aguentam, e elas parecem que não se cansam nunca. Como é esplêndido viver um momento como esse, e Maria chegou a sentir pena de quem não reserva tempo para realizar seus sonhos. Por certo que há dias maravilhosos para todos, mas jamais tão especiais como dos peregrinos que fazem o Caminho de Fátima, ou de Santiago de Compostela. Lógico que é mais importante ir pelo caminho de terra, em vez de seguir pelo asfalto. Éramos cinco, acomodados no carro, com tempo para trocar ideias, rememorar acontecimentos, ou, simplesmente, sentir em silêncio a beleza da vida, sorvendo a felicidade do momento.

           - Oh, tempo esplêndido, de encontros e partidas rumo ao destino certo! - Foi o que Maria conseguiu dizer antes de pegarem a estrada. 

          
          Mudando de assunto, já disseram que certo luxo do passado era o amor que as pessoas tinham pelo que faziam. Torna-se o luxo atual, e para o futuro. Verdade. Ter um oficio é se resguardar da miséria material, assim como cultivar uma arte, ter uma fé, é estar livre da miséria espiritual. Alguma coisa há que fazer. Entenda-se, uma grande alma é como viver no paraíso. Enquanto uma alma pequena pode ser um inferno. Antes de tudo, parar de atravancar, ou estressar o cotidiano. Com o tempo, abandonamos o desejo de competição acirrada, mas nunca deixemos de lutar. Se lutou é de alguma forma vencedor, quando então é bom “relaxar e gozar’, como disse a deputada petista, uma estressada. O estresse viciante do poder, igual a qualquer droga proibida.

         Que os sonhos não sejam apenas de conquistas vãs, mas projetos de vida para chegar a algum bom lugar. No aprendizado do bem ir ao encontro da segurança, do  amor e da paz.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário