sexta-feira, 23 de maio de 2014



                            AI DE NÓS SEM A DEMOCRACIA!

    





Temos no Ocidente pontos fracos, sim, coisas que os povos antidemocráticos procuram explorar contra nossa democracia. Como o psicótico que descobre a fraquezas do outro para poder manipular. O modelo democrático ocidental está em sérias dificuldade, sim, a liberdade que recua, há paralisia dos governos em tomar decisões importantes para a sociedade como um todo. Mas se a democracia está em baixa é por falta de compromisso para com essa mesma democracia, os governantes sem vontade e mesmo poder para fazer algo nesse sentido, acomodados em suas posições de regalias, enquanto as coisas deterioram, o que tem de ser corrigido. A grita é geral, que ninguém está satisfeito com a situação, falta medidas de peso democrático – o caso do Brasil que promove uma distribuição fajuta de riqueza e falha em promover a educação necessária ao progresso e que se acabe com a corrupção. 
Na Ásia a presença do Estado Guardião controla tudo a seu modo. A autocracia asiática governa de cima para baixo, e dá exemplo de modernidade e inovação, o que não passa desapercebido do lado de cá. O Ocidente fala então em endurecer, com a extrema direita a mostrar suas garras. Seria o caso de acompanhar o que se passa do outro lado do mundo para dinamizar nossa democracia claudicante, que balança em suas estruturas? Pensamento nada democrático. Ai de nós que amamos a liberdade! Sabemos o que eles estão fazendo por lá, que alcançam grande progresso, até querem nos ultrapassar, mas são também corruptos, e pior, tolhem a livre expressão do pensamento, manipulam as consciências, coisa inadmissível para nós ocidentais. E ninguém se engane, é a corrupção que mais dificulta mundo de progredir como devido.   

Nota: O presente texto foi inspirado em “O Grande Debate” de David Brooks colunista do New York Times, transcrito para Globo Opinião na internet.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário