segunda-feira, 26 de maio de 2014

                                  


                                    LER É PRECISO

         




                                           Porto- Portugal
               

                  
                Conhecer outros lugares para alargar nossa visão de mundo, faz muito bem. Mas temos que aprender a ver as coisas esteja onde se estiver, nos livros, por exemplo, que aguça a imaginação de uma forma toda especial. Os livros nos fazem viajar, conhecer outras culturas, nos ensina a discernir - os bons livros, não qualquer publicação. E quais são esses bons de se ler e aprender? Os clássicos, todos são unânimes em dizer, mas tem os atuais, que não são dos autores de best sellersQuando moça eu gostava de ler romances, faz tempo que aprecio mais as biografias e livros de estudos, os assuntos de acordo com a curiosidade de sempre ou do momento. Sou curiosa, e aprender para mim é a melhor diversão, como para muita gente. 
             Como é vasto e empolgante o campo do conhecimento, que não significa simples informação. As cabeças  de hoje cheias de informação mal assimiladas, que só  atrapalham o aprendizado sobre as coisas que nos cercam. Escolher bem, o que há de mais importante, pois daí vai depender o que se é, e mais anda o que seremos no futuro. Comecemos pelas leituras, depois veem os amigos, os companheiros do dia a dia na labuta diária, o parceiro da vida toda. Treinar a mente para o saber, também para ser feliz, sabendo mais e mais.
           Ser feliz com um livro na mão é tão fácil e muito importante para a saúde mental e mesmo física. Como a máxima “vigiar e orar”. Vigiar a nossa vida mais que a dos outros. Quando lemos a Bíblia, por exemplo, vigiamos e oramos ao mesmo tempo, exercitando o espírito, enriquecendo a alma. Daí a importância da leitura do livro sagrado para os crentes. A razão da leitura está no tempo que dedicamos a apurar a atenção para as coisas que não se vê, mas existem, e nos afetam. Temos que aprender sobre a vida, vivenciá-la. Ter boas experiências, o que só podem nos fazer bem, caprichemos nelas. E passemos pelas más como simples acidente de percurso, e felizes nos sentiremos por tê-las ultrapassado.       



Nenhum comentário:

Postar um comentário