terça-feira, 20 de maio de 2014




                           SER JOVEM NÃO É FÁCIL, NUNCA FOI

             





             Tenho netos jovens e penso nas dificuldades que eles possam ter no mundo em que vivemos, e todos sabem como as coisas andam, são problemas de toda ordem, que vemos se avolumar e parecem sem solução, mas deve ser encarado de frente, com coragem. Ninguém escapa das dificuldades da vida, o dia a dia nem sempre fácil de enfrentar, coisa que nunca foi. A cada tempo a sua cruz. A avó deles foi de uma geração que fez fogueira de tudo o que pôde, a começar pelos sutiãs e teve, em contrapartida, o auxílio da pílula anticoncepcional para levar adiante o processo de liberação, que não significa apenas sexual, mas para o trabalho feminino, e não mais ficassem as mulheres à mercê dos homens para sobrevivência. Seus filhos puderam então avançar no processo liberdade que inclui o combate aos preconceitos, seja ele qual for.
          
        Podemos hoje contar com um mundo evoluído, principalmente no campo científicos para ter mais saúde, mas onde se sofre um desbaste imenso físico e emocional para manter o que foi conquistado a duras penas. A nova geração acha, todavia, que tudo lhe é dado de graça, para que usufrua sem restrições e nenhuma preocupação. Já bastaram os sacrifícios feitos pela geração anterior, boba que ela foi. Formou-se uma terceira e quarta geração que tem dificuldade de amadurecer, mas é desafiada a encontrar solução para o mundo que foge ao controle, perdidas que foram as ilusões, restando grande insegurança sobre tudo, sobre todos.
       
      Para nós na terceira idade não é fácil testemunhar o mundo que está aí, e temos medo, por nós e por todos, o futuro que bate à porta dos nossos netos e bisnetos. Avalio que tem de haver leveza e firmeza dos que nos acompanham e os que nos vão substituir. A vida tem suas dores, mas também muita alegria e beleza para ser desfrutada com todo o respeito que ela merece. Continuemos a cuidar dos nossos, mas também de nós, para que ao final tenhamos todos mais confiança e o futuro dos jovens seja abençoado com a merecida paz, além da prosperidade para todos. A humanidade agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário