terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 

 

 

                  TEMPO DO ADVENTO

 

 

S. LUÍS - MA

 

Natal para as crianças de décadas atrás servia também para um acerto de contas. Data do nascimento do Filho de Deus, o próprio Deus feito Homem, há dois mil anos exemplo de amor e bondade. Diante disso os pais pediam que os filhos refletissem sobre seus atos, bons ou maus. As malcomportadas iam receber carvão em vez de presente do papai Noel. Que medo! Valia o exame de consciência e a promessa de melhorar daí para frente.

Escrevo no Tempo do Advento. O momento é propício, sim, para que se reflita sobre o ano que passou e fazer planos futuros. Bom para dar adeus às rixas, à intolerância, para abandonar a mania de correr atrás de mais prazer e diversão, com perigo de defrontar-se com dor e confusão. Boa hora de deixar de se julgar sempre certo, e possa acertar com a pessoa que se é de verdade. Tempo de pensar em ser mais humilde, ou menos covarde.

Que desperdício é perder tempo com cruéis artimanhas e mesquinharias!

O nascimento de Cristo pede, sim, um exame de consciência. Ideal para aumentar o crédito em bons sentimentos, para enriquecer sua alma e agradecer por sua vida. Penso nos meus netos que se aproximam da vida adulta, que lhes chega para substituir a sua gloriosa, mas confusa, juventude. E glória maior não há do que atingir a maturidade, o que significa ter condições mentais e espirituais para seguir adiante com mais responsabilidade e autonomia. Adultos — que meus netos sejam semeadores de bondade e de fé, e possam amenizar a loucura desse mundo atual.  

Por fim, que a mocidade desses novos tempos amadureça em sã consciência. Tenham discernimento para agir corretamente, cientes que o crime não compensa e que a ignorância mata o ideal e dá voz à confusão. A educação religiosa a serviço do bem maior, que é está em paz consigo mesmo, e cada um possa exercer dignamente seu importante papel na sociedade, seja qual for. E que a humanidade, sem mais delongas, reverta toda essa maldade que existe por aí. O ano de 2020 não foi fácil, a morte a rondar nossas “saudáveis” vidas. Lição para o resto da vida.

            

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário