quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015






                                CORAGEM X MEDO

 


       “Coragem é a aceitação corajosa da vida.” Quem disse isso foi Erich Fromm, filósofo e humanista alemão. Difícil é a gente se igualar em coragem com pessoas que enfrentam as maiores dificuldade na vida. Acontece que cada um tem a coragem que precisa, ou merece, e se somos pouco corajosos, ou covardes, na maioria das vezes fomos poupados de enfrentar grandes perigos. Não aprendemos a nos defender do mal e podemos cair em armadilhas por confiar demais. Também não é para sair por aí com medo, desconfiando de todo mundo.

      Existe perigo a começar por se estar vivo, e necessitamos, em princípio, de coragem para viver. Ser corajoso pode significar reconhecer um fracasso para nos tornarmos mais preparados e competentes no que se faz. E não ter ressentimento nem medo, sentimentos que nos tornam covardes, a ponto de tudo aceitar, sem questionar o mal que possa advir dessa ilusão de felicidade que a política brasileira, que tudo promete, sem ter condição de cumprir, descompromissada com a inteligência.   

      O corajoso deve, em princípio, reconhecer seus erros e saber também que há sabotadores, e estar preparado para enfrentá-los, assim como os narcisistas invejosos e vingativos, inclusive os psicopatas. Como diz Arnaldo Jabor os boçais se gabam da sua “boa consciência”. Ao contrário, é a má consciência, morada dos deuses de plantão que governam as nações latino-americanas como se fossem seus donos. Limitam a liberdade, incentivam o controle de uns sobre os outros, que sabemos de onde vêm tais táticas. Os que se deixam envolver pelo comunismo e o fascismo  ignoram os males que eles causam, talvez por serem tão moços.

      A ignorância e maldade de certa esquerda equivocada supera em muito o que ela possa conter de justiça social. E a direita que é direita, mas no sentido de ser correta, equilibrada. A verdade que devemos resgatar desse mar de lama em que a sociedade brasileira mergulhou. Enquanto isso os extremistas, tanto da esquerda quanto da direita, querem tomar conta do mundo, que parece ter perdido a consciência. O instinto da maldade recrudesce, em oposição à bondade, que míngua. Resta-nos reagir, reverter a situação, que a faca dos radicais está afiada, e já podemos sentir o frio dela em nossos pescoços. Temos que agir com urgência, os que acreditam no bem, verdadeiro e justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário