segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


 
 
 
                   
  
                    NÃO PERCA O EQUILÍBRIO

         



          O ser humano nasce com total dependência dos cuidados de outras pessoas, quase sempre os pais, até o desenvolvimento que o capacitará a se virar sozinho.  Os cuidados com as crianças, que eu prefiro chamar de interferências. Não interferir demais, não agredir, nem uma simples palmadinha. Também a superproteção pode ser incapacitante, até para toda a vida. Não criar filhos incapazes, quando nada se oferece de melhor para eles a não ser lhes dar tudo nas mãos.

      O cérebro mais desenvolvido no ser humano que nos outros animais, além de comandar o corpo, ou o biológico, é responsável por nossos pensamentos e vai determinar nossa maneira de ser. Pouco podemos fazer para mudar a genética da qual somos compulsoriamente herdeiros e caracteriza nosso biotipo. Mas através do conhecimento, da cultura adquirida, das experiências, a mente se expande, quando então nos tornamos mais capazes como indivíduo.

     A boa nova é a cultura do respeito e da gratidão, desde cedo ensinado  aos filhos, que eles agradeçam os bens recebidos, não só materiais, principalmente os dons do espírito. A gratidão e o respeito não se resumem a simples gestos de educação. Pais e filhos engrandecidos pelo entendimento de seguirem os reais valores da vida. Diminuídos tornam-se os desrespeitosos e ingratos. Não percam o equilíbrio!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário