quarta-feira, 24 de junho de 2015






                    CONDIÇÃO DE VIDA
 
 
 



ENSINO NA FINLÂNDIA
 
 

        A Finlândia - para nós do continente americano - está localizada no fim do mundo, de onde também disseram ter vindo o papa argentino, quando ele assumiu a cátedra de Pedro em Roma. É  justamente do país nórdico e do Vaticano que temos boas notícias, pelo que realizam no sentido de uma vida melhor para todos. A situação no mundo atual é de barbárie, por falta de educação e civilidade, as pessoas sem condição de ter uma vida feliz de verdade. A Finlândia, em meio à floresta e cercada de gelo, mesmo assim, se mantém no topo do ensino, conectada, mas de uma forma especial, no presente momento dando exemplo de como se vive a modernidade, sem perder as raízes e avançar no que é primordial. A educação levada a sério como deve ser. A totalidade das crianças finlandesas mantidas nas escolas, onde recebem o melhor ensino para chegarem ao grau de excelência almejado.


      

BRASIL NO CAMINHO IDEAL


       A importância que tem um professor competente para um bom aprendizado, para o melhor conhecimento. Em especial, que contribua o educador para o aperfeiçoamento dos caráteres, e as pessoas possam atuar com critério no mundo, que avança rapidamente em tecnologia e tudo o mais que se encontra disponível à escolha de qualquer um. Formar pessoas com pensamento e postura para que possam encontrar soluções para velhos e novos problemas, pessoais e sociais. Torna-se necessário o equilíbrio na utilização das coisas trazidas pelo progresso, mas que nem sempre é compatível com a vida. Sem sensacionalismo, ou ostentação. Educadores e demais profissionais e técnicos que sejam  competentes para ensinar e inovar com responsabilidade. Fazer progredir a sociedade brasileira como um todo, e não um lugar onde brotam como ervas daninhas os modismos, ideologias, a mais recente a “ideologia do gênero”. E só uma boa educação pode eliminar tais pragas, com escolas que cumpram sua missão de estimular o raciocínio, desenvolver competências, com lógica, e princípios morais.

          A Igreja Católica, como sempre, toma  posição  em defesa da vida, e acaba de lançar uma nova encíclica, Louvado Seja, onde o papa Francisco orienta os fiéis e todos os homens de boa vontade a se conduzirem no mundo de hoje. Uma posição corajosa diante dos novos  desafios criados pelos avanços da modernidade, que têm como consequência a transformação do mundo, nem sempre para melhor. Acontece hoje um processo avassalador de destruição da natureza e da cultura, onde não falta a perseguição aos cristãos. A carta pastoral tem cunho religioso, mas é evidente seu alcance político, afinal qualquer atitude de um chefe de Estado como é o Papa, tem  peso político, não há como fugir da política. Acontece que todas as atitudes das pessoas dentro da sociedade têm alcance político. Político-religioso quando se trata de alguém que expressa a fé, e ninguém esqueça que o Estado é laico, mas a sociedade é religiosa, em sua maioria.




        Importa mais que tudo, doravante, que as mentes sejam incentivadas a fazerem do mundo um lugar melhor de se viver, e deixe de ser esse inferno em que vivemos. Haja mais educação nas escolas e cultura nas igrejas. Inclusive que certas correntes religiosas deixem de gritar e ranger os dentes, inclusive, parem de matar em nome da fé, pois com ódio nada se constrói. Vivemos hoje uma nova etapa de vida sobre a terra, assim como no céu, e que o ser humano, com responsabilidade redobrada e também com humildade, possa cuidar bem de si, da natureza, da sua cultura. Com educação e fé  combater os males que promovem o terror e a destruição. E a posição mais inteligente é a conscientização, e que se viva no mundo atual sem medo e mais feliz. Progredir também no sentido de preservação de todo o bem comum.        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário