segunda-feira, 15 de junho de 2015






                     NAVEGAR É PRECISO”         

 


Poucas pessoas podem dar-se ao luxo de possuir um iate e ancorá-lo em algum lugar paradisíaco no litoral fluminense, o que acontece com os primos de Ágata. O casal possuidor de situação financeira compatível, além da bem sucedida união, onde coadunam-se interesses, e o amor, lógico. De acordo com o que diz a música de Caetano Veloso, inspirado em Fernando Pessoa, “navegar é preciso, viver não é preciso”. A prima ainda não teve oportunidade de visitar os amigos, ter esse prazer ao mar, como muitos outros parentes, amigos, e os que estão em todas, que deles ninguém escapa. Ágata apenas navegou tempos atrás no catamarã maranhense para visitar Alcântara, também num ferryboat de Londres a Amsterdã, antes do trem que atravessa o Canal da Mancha, travessia que ela caba de fazer para ir de Bruxelas a Londres. Um dia quem sabe Ágata conhecerá o iate dos primos?

Se navegar é preciso, melhor ainda na internet, um extraordinário veículo de comunicação que, como os demais, requer que se navegue com moderação, equilíbrio. À abordo de qualquer embarcação, de qualquer veículo, sempre há os que estão dispostos a tudo para aparecer. Não é o caso de Ágata que à bordo do seu blog, sua casa virtual. Conquanto sua casa de tijolo e cimento tenha acolhido pessoas amigas, feliz por ajudar e torcer por elas, além de ser pé quente em casos bem sucedidos no amor e nos negócios, como o casal, donos de um iate, que chique!  Bem verdade que as pessoas que navegam pelo mar ou pelo cabo, tendem a se afastar dos outros. O modo moderno de viver, navegar pela internet. Se não tem iate, tem internet, com a qual se vai mais longe, e o perigo que existe de nos tornarmos obsessivos.

Navegando no seu blog Ágata comenta sobre o que acontece no mundo, hoje tão conturbado, também dá sua opinião sobre um tanto de coisas, pois o que não falta é assunto. Por exemplo, a chamada “sorte grande”, esse maná dos deuses, que muitos pensam cair do céu. Mas, se a pessoa quiser crescer, amadurecer e até enriquecer, tem é que procurar o lugar certo e se afastar do errado, agir corretamente, além de pensar positivo para atrair o que lhe convém. Para alguns é ter sucesso, para outros, simplesmente, viver e ser feliz. E ninguém quer ser infeliz e passar necessidade. Mas a “felicidade” que hoje se busca a qualquer custo, é um problema sério a ser tratado. Certo que as coisas  boas acontecem para quem está preparado, e quer que aconteça o melhor.

 Saber administrar a vida, sonhos e até os pesadelos, o tanto que é necessário cada um fazer em seu próprio benefício. Livrar-se da ignorância e cultivar as virtudes. Estar atento para as possibilidades, também, o que deve ser descartado. Avaliar os males físicos e morais. Se adoecer, sem demora tratar a doença,  para viver bem sem ela, ou bem com ela, o que é possível com a ciência para ajudar. O melhor remédio para tudo é a atitude  diante da vida, que deve ser positiva, o que significa não perder a esperança, a confiança, o respeito e a fé, mesmo que se saiba o quanto é difícil, com tanta coisa ruim acontecendo em todas as direções. Mas ainda há muito o que agradecer a Deus por tudo o que se possui, os bens recebidos e os adquiridos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário