quarta-feira, 10 de junho de 2015






                  NÃO PERCA SEU LUGAR




 
 
 

 


             A Terra é um simples grão de areia diante da imensidão que é o universo, ainda em expansão e constante recriação. Nosso planeta a girar em torno do sol, com riquezas minerais ocultas, e uma natureza exuberante para todo mundo ver. O melhor de tudo disso, é um lugar habitado por seres inteligentes, que se esbaldam em criatividade e audácia. Numerosa população a conviver e disputar espaço com outros seres e com a própria natureza, convivência que ficou desequilibra. Não estamos tão seguros como pensávamos.

              As constantes mudanças que ocorrem no universo e suas catástrofes tem reflexos na terra, e mesmo com cada um dos seres que a habitam. A todo momento morre uma estrela e surge outra, há os buracos negros que tragam tudo a sua volta e o que mais de perto nos ameaça, os asteroides  desgovernados,  que  cruzam as galáxias e podem colidir com nosso planeta. Um deles prestes a cair em qualquer lugar, uma ameaça por pequena que ela seja. Outros perigos iminentes afligem a humanidade,  por exemplo,  ficar sem água potável, cada vez mais insuficiente para a demanda. A natureza selvagem é imprevidente, assim como acontece com os seres humanos, quando deixam de agir como seres racionais.

                O que existe para que sirva à sobrevivência do homem é explorado inconscientemente. Sofremos no passado, e vamos sofrer mais ainda da falta de muita coisa. A escassez do precioso líquido que já nos afeta sobremaneira, além de outros graves riscos que corremos. Hoje não dá mais para ignorar o chão que pisamos, o mar que navegamos, o céu pelo qual  voamos, mas, principalmente, não ignorar o que se quer da vida. Viver de forma respeitável e responsável, ou ficar sem essa linda vida sobre a terra, que dia a dia se perde? Ainda que haja tempo de remediar a situação, o mundo já é de calamidade.

              O presente é o que se vê, e qual será nosso futuro? Procurar fora da terra lugar para a   humanidade habitar? Impossível que encontremos outro paraíso, por mais que se tente. Triste estarmos perdendo outra vez o paraíso, esse que criamos no lugar do que foi perdido. Um lugar habitado por seres evoluídos, que criam maravilhas, conquanto erre de forma drástica. Mas a batalha pela vida na Terra, não acabou. Se falhamos, podemos remediar a situação, ou pereceremos de vez. Não adianta simplesmente apelar para um sentimentalismo fora de hora e de lugar. Melhor agir desde já com determinação e boa vontade, cada um resolvendo os problemas que lhe cabem de modo particular e como um todo, a começar por sermos gente de verdade,  previdentes,   respeitosos e humildes.

              Primar pelos vínculos que temos com a terra, com a vida, com a humanidade. Tudo começa com a preservação, o cuidado especial com nosso habitat, com nossa casa, com nosso corpo e nossa alma. Os problemas começam com a falta de conhecimento e consciência, para que se possa olhar o ambiente, a nós próprios e demais pessoas com o respeito que lhes são devido. Nosso abrigo, nossa preciosa morada, nossa vida, que ela não se perca. Não perca seu lugar a terra, a natureza, a civilização, a família. Não nos percamos nós, seres inteligentes. Permaneçamos com a ciência e a fé, a primeira que nos pode livrar de grandes males físicos, a segunda a nos orientar no sentido espiritual e moral.    
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário