sábado, 6 de junho de 2015







            
                              SANTIFICAR-SE    

 




    A mente é naturalmente criativa, ao mesmo tempo bárbara, necessita  civilizar-se. Criar filhos é uma coisa, civilizá-los é outra, e tem gente que foge a essa responsabilidade, mesmo que dê a eles todo o conforto que a civilização oferece. Em princípio, bem assimilar as regras de civilidade que têm como base o respeito. Seguir sua consciência e não a dos outros. Ter amor próprio. Pensar o mundo como um organismo que pulsa e se renova sem que os adultos, pais, mestre e demais responsáveis pela condução da sociedade, se sintam intimidados diante dos problemas, e tenham bom dialogo com a nova geração. Os rebeldes livres para protestar com respeito.

          O ideal é estarmos confortáveis no mundo, mesmo que não pensemos todos igualmente, nem comunguem os mesmos ideais. Ser civilizado é, pois,  olhar para o outro com reverência. Costuma-se dizer modernamente que uma pessoa é chique quando procede com respeito para com as regras sociais, conquanto o termo signifique uma série de coisas, até fúteis, como se portar num banquete, usar o calçado adequado à ocasião e tudo o mais. O chato, em contrapartida, gosta de quebrar as regras, ferir os outros. E tem quem nasça com a gene para fazer tudo certinho, não errar, e se diz que é educado por natureza. Que chato! Olha aí a inveja, cuidado. Preferir ser chique, em vez de chatear os outros.  

          Melhor ainda, ser amado, fato que não causa preocupação na pessoa civilizada ou, que se diga, chique. O pior chato é o que se julga o centro do universo, e quer ser mais que amado, bajulado, a ponto de ficar enfurecido com a mínima falta de atenção. Quem por acaso for assim e queira soltar seus demônios, pense antes em orar com humildade, o que é de grande ajuda. Santificar-se. A propósito da santidade, Teresa D´Ávila não era chique nem chata, mas santa. E ainda mais, ela é doutora de Igreja.
            
         A santidade, em princípio, significa elevação da alma, e não visa a satisfação dos desejos, mas realize a pessoa que somos de verdade. Conquanto atingir os altos píncaros seja para os puros de espírito, e vem através de muito sofrimento. A mente foi feita para pensar e a alma para sentir, elas não têm asas, mas podem voar. E quem pensa mal, faz voo rasante, ou desastrado. Todo cuidado é pouco!

 Nota: texto revisado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário