quarta-feira, 3 de junho de 2015





              
               SER BOM E CORAJOSO

                

 




O importante é decidir o que se quer da vida, por exemplo, se anda para frente ou fica parado, ou até anda para trás; se resolve o problema ou deixa pra lá. Decidir com disposição e coragem ensina Cora Coralina, poeta de Goiás Velho, ela própria dona de atitudes dignas de respeito, compatíveis com a razão e pitadas de poesia e emoção. Se o coração tem razão que a própria razão desconhece, não faz mal seguir o coração. O certo é que as pessoas inteligentes e, consequentemente, felizes, são mais confiantes e confiáveis.

Ganha a parada  nesta vida quem caminha com a verdade, o tanto de benefício que ela dá. Do contrário, é sofrer com os prejuízos que a mentira pode causar. A mente condicionada, treinada, para o certo em detrimento do errado, livre de entulhos. Apelar para a força irracional pode ser um erro fatal.  O ser corajoso e racional calcula o perigo, mede as consequências e vai adiante. A esses a ciência, o progresso, a civilização, deve muito.  Os covardes e  irracionais cuidam para que não mereçam atenção, dão importância a coisas de valor zero.

Viver com medo não é nada agradável, e é como vivemos hoje em dia. A irracionalidade que impera no nosso mundo. Mesmo assim ninguém deve  intimidar-se com as coisas ruins que acontecem, sem que se possa resolver tudo de momento. Mas que não sejam os erros tratados como fracasso da razão, ou da civilização. E nunca esquecer que o presente serve de alicerce para o futuro.

Mesmo que não seja mais possível ver o mundo com aquela confiança que havia no passado, ainda vale a pena fazer o bem e confiar. O mundo em plena juventude, cheio de imaginação e vontade, que se impõe, mas que não tire da vida as boas surpresas. Livres não estamos de todo mal. E que o futuro encontre a humanidade mais preparada para vivenciar a paz – o que só a maturidade traz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário