quarta-feira, 6 de janeiro de 2016





                                       DIA DE REIS

 




           Recebeu o nome de Epifania do Senhor a tradição cristã da festa de adoração do Reis magos ao Menino Jesus no dia 6 de janeiro.  Em grego epifania significa aparição, fenômeno. Set havia profetizado que uma estrela guiaria os sábios até o Deus encarnado, o que narra São Beda (673-737), doutor da Igreja inglesa, monge, historiador, exegeta e moralista, que não só instruiu os anglo-saxões sobre a riqueza da tradição, patrística, mas também influenciou diretamente toda a cristandade ocidental do século VIII. Beta representou o mais alto grau da cultura ocidental e se temos os a poética de um Racine ou de um Baudelaire “foi a igreja que criou” (George Lote, Histoire du vers Francaisi - Paris 1949).

        Os três Reis Magos seriam descendentes de Set, e o santo assim os nomeou:  Melquior, o mais velho, de 70 anos, originário de Ur, na Caldéia;  Gaspar, moço de 20 anos, da região montanhosa do Mar Cáspio; e Baltazar de 40 anos, mouro do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz. Na Antiguidade, eram chamados Reis os patriarcas, os chefes de grandes clãs, ou de algum grupo étnico-cultural, que governavam com poderes de rei. Mago é sinônimo de sábio. Os Magos caldeus viraram uma espécie de bruxos, e seriam os últimos provenientes da Caldéia. Início da ciência da astronomia, e um fenômeno denominado “estrela de Belém” no ano 6 a.C. Júpiter e Saturno encontraram-se na constelação de Peixes, quando então uma estrela se formou no céu, fenômeno que causou rumor entre o povo de que era um sinal divino anunciando o advento de um soberano judeu. Estrela da sorte, da realeza apavorando o rei de Jerusalém, Herodes que mandou os três magos averiguar quem era, onde se encontrava e lhe trouxessem notícia. A Bíblia conta que os Magos seguiram a estrela que os conduziu até a gruta em Belém, levando ouro, incenso e mirra para presentear o recém-nascido.

         Assim que o Reis Magos viram o Menino o adoraram como Deus encarnado, mas resolveram retornar por outro caminho para fugir do ódio,  cobiça e inveja de Herodes, que não era judeu, mas indumeu.  A estrela que se formou seria o próprio Cristo. O temido e odiado Herodes tinha o poder de escravizar o povo de Deus, enquanto Cristo Jesus era a renovação pela humildade da fé, esperança e caridade. Uma nova maneira de ver e sentir as coisas, perseverando no bem, o que daria vida nova à humanidade face da terra. Uma civilização se anuncia – fruto da confiança no saber, justamente o que a estrela anunciava ao conduzir os magos para encontrar Jesus. Os reis magos aparecem nas pinturas representando os três continentes conhecidos, África, Ásia e Europa. Representam não apenas as raças mas as antigas tradições culturais.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário