segunda-feira, 27 de novembro de 2017




                        
        AFETO, AMIZADE, CARIDADE
           


     A feto, amizade, caridade, são formas de amar, e diz respeito à totalidade do ser. Essencialmente humano amar e ser amado, o que pouco tem a ver com o desejo, ou com Eros. Não se deve confundir amor com prazer oriundo dos sentidos. O que confere  a nós, animais racionais, status de humanos é o sentimento do amor, que anima, premia, eleva a alma. 
    
   Amar não é a mesma coisa que desejar, a diferença é grande. O amor nos faz verdadeiros, em vez de falsos; educados, em vez de rudes; filósofos, em vez de ignorantes; crentes, em vez de céticos; trabalhadores, em vez de vagabundos; santos, em vez de pecadores.  
   
   A falta de amor provoca vazio na alma, que pode ser ocupado por más tendências. Sabemos o quanto a vaidade corrompe; o egoísmo empobrece; a paixão desequilibra; a indiferença desgoverna; o ciúme envenena. O vaidoso, o egoísta, o cético, o pecador não ama, ele deseja como um louco ter a posse do outro, apossar-se de tudo, até mesmo quer ser dono do mundo.  Tem aqueles que fazem qualquer coisa para satisfazer seus impulsos, o caso do estuprador e do pedófilo, doentes da alma. Anomalias, ou desvairos do desejo, que destroem a capacidade de amar.

     Quem ama preserva a saúde da alma, que se renova a cada dia através dos bons  sentimento. Amar a casa em que se vive, a cama em que se dorme, a mesa das refeições, o trabalho e a diversão, tudo que é nosso por direito. Principalmente amar as pessoas. A luz vai se apagar para nossos olhos cansados continuará iluminando outros vidas. As pessoas que amamos hoje, continuarão a ser queridas amanhã, gerações a gerações.  O amor nos eterniza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário