domingo, 26 de novembro de 2017




                   SÃO TÃO JOVENS!










Já dizia minha avó Carmem, e faz tempo, as crianças e os jovens não deviam ser “puxadas”, ou seja, que não lhes exigissem além do que podiam, nos estudos e tudo o mais. Intuitiva em sua psicologia, a avó falava que os pais e professores deviam respeitar o tempo de seus filhos e alunos, e não querer que avancem além da conta, e acontecer de suas cabeças ficarem “cansadas”, isso dito em termos antigos, quando não havia designação científicas para a situação. Aqui e ali gênios na infância que decepcionaram na fase adulta, e crianças medíocres que alçaram às alturas.  Verdade verdadeira que a tendência é a meninada não render o que pode se a aprendizagem for acelerada, em vez de ir no ritmo certo.  Para tudo tem seu tempo, não resta a menor dúvida.

A juventude atualmente vivenciando dias difíceis, sem corresponder às exigências, que se tornaram insuportáveis. Estressada, deprimida, é como vive grande parte da população jovem, quando não reagem com fúria, como aconteceu com um estudante de uma universidade particular ao quebrar a sala de aula, ao ser reprovado, e julgou que a aprovação lhe era devida.  Os jovens hoje vivenciando maus momentos, quando pensam ingressar numa faculdade, ou vislumbram um futuro incerto, tolhidas as expectativas de sucesso apesar de todo esforço. Eis aí a questão, o sucesso, que deve ser conquistado a qualquer custo. Há diferenças entre os jovens, mas eles são tratado de forma semelhante, em que todos caminham para a mesma direção, que pode ser a frustração.

A coisa ficou difícil de suportar, e o pessimismo domina a juventude.  A ansiedade como praga,  alguns  para  sempre  incapacitados pela doença que atualmente virou epidemia, a depressão.  O comprometimento da saúde mental tem levado à tentativa  de  suicídio  alguns jovens, os menos fortes para suportar as cobranças. O certo é que todos acabam prejudicados, os estudantes, a família, a escola, e, em especial, o Estado que deixa de contar com as melhores cabeças, avariadas devido à pressão lhes ter sido insuportável. Tem algozes para todo lados, para todos os gostos.


Vida desgostosa essa em que não sobra tempo para ficar parado, sem pensar em nada, ou pensar no que   se quer. Livre do pensamento acelerado que só faz mal. Falta acolhimento, atenção, afeto redobrado, para dar liberdade aos jovens seguirem tranquilamente sua vida, melhor encaminhá-los, e possam calmamente ter o futuro que merecem como pessoas responsáveis e felizes. Pais, professores a sociedade como um todo devem repensar seus procedimentos para com os jovens, estudantes, que os mais espertos cedo deixem de se preocupar com os estudos, e podem se dar bem, até melhor do que alguns estudantes vencedores, que se tornam adultos estressados.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário