segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


                            MALDADE x BONDADE 

    Momento doloroso esse, em plena comemoração de Natal de 2012, um jovem nos Estados Unidos entra numa escola e mata mais de vinte crianças, além de professores, incluindo a mãe do próprio assassino. Temos que falar na maldade que existe e se torna corriqueira nos últimos tempos de massacres em escolas, parques e etc. Essa maldade extrema é o fim de um processo. Pessoas que passam a agir de modo estranho, a maldade como que fazendo morada em suas almas. Gente que age e reage a qualquer coisa com maldade, o que é patológico, pois a alma sadia sempre procura a bondade, que vai servir de guia em suas atitudes. Acreditam os malvados no seu poder de sedução como malvados, sadomasoquistas, para se sentirem pior e não melhor. Acontece no mundo dito civilizado em que vivemos, sem amor, sem fé. Não apenas a fé religiosa, mas fé nas pessoas, em si mesmo, na vida. Pai e mãe malvados, que não dão exemplo de bondade aos filhos, prontos a reagir com maldade a qualquer coisa que os frustrem na satisfação pessoal. Acontece, por exemplo, com aqueles que abandonam o lar, a família e os que matam “por amor”. Quem ama não abandona, não mata. Qualquer frustração pode desencadear o mal nessas pessoas. Há famílias sujeitas ao círculo vicioso da maldade, numa verdadeira barbárie intelectual e emocional. 
  Ainda há gente boa nesse mundo! É o que se costuma dizer, espécie de consolo diante da maldade. O ser humano tem a razão, que o torna diferente dos outros animais. A evolução pessoal de cada um dependendo dos mecanismos utilizados por sua mente racional no sentido do crescimento espiritual, no amor e na concórdia. Sem o que a mente seria colocada num beco sem saída, levada a tomar atitudes prejudiciais a si mesmo e aos que os cercam. Ser racional, ter bons sentimentos, não significa aceitar tudo, ao contrário, é ser leal às pessoas que amamos, a nós mesmos.
  Bondade é ter respeito próprio e para com os outros. Sofrear esse apetite insofreável, insaciável, que leva à depressão. Agir sempre como uma pessoa boa, sem mágoa ou ressentimento, só assim as coisas melhoram, e a vida pode seguir seu curso tranquilo, sem maiores transtornos. Exemplos de bondade não faltam, tantas pessoas boas que existem, temos apenas que sentir no fundo da alma o coração bom, aceitar o bem. As almas boas também se atraem. Em princípio, temos que buscar dentro de nós mesmos essa bondade. Resgatar o bem em nossa alma, em nossa vida. O estudo e as boas leituras podem ajudar, são aquelas que impulsionam para frente, que elevam a alma, baseadas na experiência com a bondade. Acreditar, esperar, doar, atitudes de quem ama e quer ser amado, possível de alcançar, sim. Basta querer e agir nesse sentido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário