sábado, 23 de maio de 2015





                                          
 
                              
 
                                BOA VONTADE E PAZ NA TERRA

 
    
                    Sentir-se realizado na vida, ou em paz consigo mesmo, não é apenas uma questão de estar no lugar certo na hora certa, vai muito além disso. No mundo complexo e intensamente vivido como o de hoje requer que se avalie e reavalie as coisas a cada momento. Avaliação correta e criatividade para as estratégias na condução da vida, que nada é tão simples, merecem toda atenção, mas não preocupações inúteis. Quando à ignorância acrescentam-se forças destrutivas,  fica difícil viver, e os problemas crescem. Um crime aqui, outros mais adiante, e os mais graves conflitos nos dias de hoje, a requerer tratamento urgente da sociedade. A realidade adulterada ao bel prazer dos inconsequentes, dos criminosos.


         Ser leal, em primeiro lugar, a si mesmo. Reconhecidos os bens pessoais que garantam direitos, e a contrapartida dos deveres. Os bens de capital adquiridos de acordo com o esforço e o talento despendidos. E ninguém fique de fora, todos em iguais oportunidades de estudar, trabalhar, progredir. O empenho pessoal de cada um para crescer junto com o país através da boa formação educacional, nas escolas, faculdades e também pela produção na indústria, no comércio, nos escritórios, nos consultórios, etc. Desdenha-se, todavia, dos empreendedores, dos educadores nas escolas, também, dos pais.  Esquecem que a riqueza vem, sim, da capacidade do indivíduo e da própria sociedade acumular bens, traduzido não apenas em dinheiro, mas conhecimento, valores humanos.

         Não resta dúvida que os russos foram iludidos por um sistema igualitário e ateu, que quis destruir a cultura existente, sem promover o bem estar a que se propunha. As religiões substituídas pela ideologia comunista, tendo em vista o poder e domínio do mundo, o que foi desde o início condenado pelo bom senso. Resultou no fracasso que se viu. Com o comunismo a poderosa Rússia dos Czares empobreceu cultural e financeiramente.  Ninguém em sã consciência, nenhuma nação, deseja repetir experiências fracassadas. A liberdade e o bem estar que se busca com o progresso, leva o ser humano a ter condições de vida com saúde, educação, trabalho, em especial, a ser dono de sua vida, respeitando a vida do outro. No momento presente ter o pensamento voltado para mudanças que acontecem nas expectativas de vida, inclusive de longevidade, e para o grande contingente humano que requerer trabalho.  

               Como disse Einstein: “Pensar é para o homem, voar é para os pássaros.” Sem orgulho e vaidade e, sim, com empatia e boa vontade ajudar o próximo, a começar por nós mesmos, o mais próximo de nós. Não adianta achar que o outro está querendo levar vantagem, o que todos querem, sem que se desmereça o colega, o amigo, o irmão. Se há competição, não querer atropelar os outros, mas seguir confiante na vitória. Em momentos difíceis surgem problemas também difíceis, que devem ver vistos sob várias perspectivas. O empenho de ver, de sentir, com racionalidade, vale muito. E diante do imprevisto, redobrar as atenções, para que as coisas se resolvam, as questões tenham solução. Certo que ninguém é dono da verdade, mas com humildade fazer um trabalho humanitário em torno de si. Não precisa ir muito longe, de onde estamos fazer coisas positivas, já é um bom caminho andado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário