segunda-feira, 11 de maio de 2015





                   
                             FÁTIMA
 
 
 

 

                      É  extraordinária a beleza dos mosteiros de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça erguido pelos monges cistercienses, cuja construção começou em 1178 em terras doadas a Bernardo de Claraval por D. Afonso Henrique, primeiro rei de Portugal. A intenção era povoar a região durante a expansão portuguesa, também para difusão da fé cristã no sul dominado pelos mouros desde o século VII.  Chegaram os cistercienses na época da Reconquista e ergueram entre os rios Alco e Baça a primeira  construção plenamente gótica em terras portuguesas. Apesar da obra monumental, o interior do mosteiro é despojado de ornamentos, o que mais surpreende os visitantes.

          Ainda na Bretanha, São Bernardo se afasta de Cluny para fundar a Abadia de Claraval, tendo em vista restituir à Regra de S. Bento todo o rigor inicial. Os religiosos reformistas, ao contrário do que acontecia em Cluny, deviam viver do trabalho, despojados de qualquer riqueza em seus mosteiros erguidos em lugares ermos. No Mosteiro de Alcobaça passaram os monges a prestar assistência material e espiritual à população local, construindo a civilização que se renovava em terras portuguesas. Séculos depois, precisamente em 1834, tiveram os monges, todavia, de abandonar os mosteiros portugueses para não mais retornar, com o decreto de suspenção de todas as ordens religiosas de Portugal pelo Marquês de Pombal, na regência de D. Pedro, Duque de Bragança. Hoje o Mosteiro de Alcobaça está aberto à visitação do pública, em especial,  turistas, que quedam admirados com tamanha grandeza.

      Da visita ao Mosteiro de Alcobaça, pais e filha, turistas, partiram em direção do Santuário de Fátima, às vésperas das comemorações de 13 de maio pela aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos na Cova da Iria. O sentimento é de reconhecimento ao se verificar a grande força espiritual do presente como no passado. Nos mosteiros antigos portugueses a fé católica mantinha efervescente trabalho de evangelização e assistencial, ora abandonados das suas reais funções, como acontece ao Mosteiro de Alcobaça. Enquanto isso recrudesce a vida espiritual em Fátima. Grande contingente de peregrinos que chegam diariamente para rezar no Santuário, o que nos induz à seguinte reflexão: o maior milagre das aparições em Fátima foi conduzir a Igreja Católica em sua nova jornada vitoriosa no mundo. O pedido feito a Francisco, Jacinta e Lúcia foi a devoção a Nossa Senhora.    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário