domingo, 31 de maio de 2015





 
 
 
                              SER RELIGIOSO

 

 
RELIGIÃO BRASILEIRA - TARSILA DO AMARAL


       Há mistérios no universo e na vida sobre o planeta terra que assombram e fascinam. Por exemplo, a pequenez de uma partícula de átomo e a grandeza nele contida, assim como o ser humano, simples na aparência, mas de tão vasta e complexa biologia e psicologia. Mesmo em contínua e audaz busca, ainda pouco se conhece o que há por trás de tudo que existe. A mente racional - ora maliciosa, ora benigna – no seu contínuo trabalho, chega a poucas certezas das impressões exteriores percebidas através dos sete sentidos. Muita coisa gerada pela astuciosa razão, e mais ainda pelo confuso inconsciente. Surgem especialistas disso ou daquilo, e uns tantos mistérios a serem preservados dos ataques do materialismo, o que a fé religiosa vem fazendo ao longo dos séculos.

           Benigna, santa, fazendo com que o ser humano vivencie os anseios da alma, a religião  cura ainda as dores do coração. A inocência que ora se perde, enquanto os racionalistas querem avançar sobre a mente e atingir a alma para, através da satisfação dos desejos, dar um sentido à vida. As descobertas científicas com a pretensão de deixar para trás tempos mais férteis da inteligência, e também os mais felizes. Cabe aqui uma pergunta: Que lugar terá a religião nos novos tempos, ela que acompanhou o homem até aqui, mostrou-lhe a verdadeira humanidade, civilizou-o, para que atravessasse a existência com dignidade? E qual  será  seu papel no futuro? A fé religiosa, na verdade, espécie de carta de navegação, de bússola, para guiar o navegante nesse mar de complexidade que é a vida. Mapa  para indicar ao caminhante o porto seguro, a realização do próprio ser.

        Farol, luz no fim do túnel, sol, a religião oferece instrumentos para que a gente possa se maravilhar com a vida. A fé nos faz vivenciar o melhor de nós e do que nos cerca. Faz-nos ir ao encontro de nós mesmos. Certo que o sentido da vida a gente cria, mas o valor da criação vai depender de como nos instruímos, nos conduzimos, se bem, ou mal. Se adquirimos o necessário entendimento da condição humana no que ela tem de sutil, de imperceptível, também da complexa realidade que nos cerca. Manter-se atento, ligado, conectado no sentido moderno da palavra, mas ao que há de mais elevado no ser especial que somos. A verdade é que as melhores condições de sucesso na vida têm os que aprenderam desde criança a terem fé, e com ela serem atentos, perseverantes, respeitosos, esperançosos, o que a vida exige para a realização pessoal e profissional. Ser religioso é tudo isso, é humanidade, na acepção da palavra.   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário