sexta-feira, 3 de julho de 2015

Gustav Mahler: Symphony No. 2 "Resurrection" (Lucerne Festival Orchestra...




          GUSTAV MAHLER – (7.07.1860 – 18.05.1911)

 



 

Gustav Mahler era judeu, nascido no antigo Império Austríaco, no pequeno burgo de Kalischt, da antiga Boêmia, atual República Tcheca. Sobre suas origens dizia o maestro e compositor: “Sou três vezes apátrida. Como natural da Boemia na Áustria; como austríaco, na Alemanha; como judeu, no mundo todo. Em todo lugar um intruso, em nenhum lugar desejado”. A atmosfera era pesada no lar onde nasceu, fato que também o marcou para o resto da vida.  “Quando penso em tudo isso, experimento ainda uma estranha sensação. Mas sem essa aliança matrimonial nem eu nem a Terceira (sinfonia) existiriam.” Teve suas primeiras aulas de piano aos seis anos dadas pelo mestre-capela em Jihalava. Aos quinze anos ingressou no Conservatório de Viena, onde teve aulas de piano com Julius Epstein, e sofreu discriminação por não pertencer à aristocracia e por ser judeu, o diretor era Joseph Helimesberger antissemita.

 Aos vinte anos atuava como assistente de regência de orquestras que se apresentavam em pequenos teatros, como o teatro Hall na estação de águas na Alta Áustria, onde também fazia faxina do fosso do teatro após o espetáculo.  Em 1876 obteve vários prêmios de composição e piano, quando então decidiu-se pela regência decepcionando seus admiradores. Recebeu influência da tradição alemã com Johann Sebastian Bach, também com Richard Wagner, que em 1876 encontrava-se em evidência. Mahler todavia se dizia ser admirador de Anton Bruckner, músico de mais idade, pela sua alma feliz e natureza infantil, a quem devia gratidão pelo seu desenvolvimento como artista e como homem. Em 1883 em Olmültz na Moravia inicia realmente sua carreira de maestro. Assume o posto de diretor da Ópera Real de Budapeste, onde teve liberdade de trabalhar e a oportunidade de salvar a companhia da falência. Por essa época estudou literatura e filosofia entre seus autores preferidos estavam Dostoievski e Nietzsche.  

Compositor de música complexa Mahler queria que o mundo fosse representado, e quem sabe ele próprio. Iniciou sua carreira de compositor uma  cantata e com o ciclo de canções. Mas a partir de 1888 data da sua primeira sinfonia passou a se dedicar a esse gênero, produzindo mais dez sinfonias e deixando uma inacabada. Nunca estava satisfeito e dizia a Jean Sibelius:” A sinfonia é o mundo! A sinfonia deve abranger tudo!” Seu desejo era transformar os mais diferentes sons em harmonia pura. As complexas sinfonias de Mahler são temáticas e influenciadas pela filosofia e literatura, e que necessitam de grande quantidade de instrumentos para sua execução, com passagens alegres que dão lugar às trágicas, o que reflete sua vida atribulada como compositor.

Mahler dirigiu por dez anos o Ópera de  Viena, o mais cobiçado cargo de toda a Europa, de onde se demitiu para aceitar dirigir a Ópera Metropolitana de Nova York, onde chegou em1907  e fez sua primeira apresentação de Tristão e Isolda em 1908. Nesse mesmo ano, nas férias de verão, termina Das Lied von der Erder ( A Canção da Terra). Após um tumultuado período nos Estados Unidos, retornou a Viena já doente e morreu em 18 de maio de 1911. Foi casado com Alma Schindler (1879-1964) vinte anos mais nova, considerada uma das mais belas mulheres de Viena, e teve duas filhas com ela, a mais velha, Anna, escultora como o avô materno, Emil Schindler. Fez consultas com o então famoso psiquiatra Freud em Viena e posou para Rodin em Paris. Considerado o porta voz das transformações musicais do século XX, foi pouco reconhecido enquanto vivo, mas declarou que seu tempo chegaria e chegou, a partir dos anos sessenta. 

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário