segunda-feira, 11 de novembro de 2019






                                DOMINGO, O QUE FAZER?




           Os dias maravilhosos de primavera em Brasília começaram, com as chuvas relutantes em cair para valer. A grama sedenta só espera mais um pouco de água para verdejar em toda a Capital Federal. São dias amenos e luminosos, de ocasos rosados, com tons que vão até o vermelho intenso e chegam ao roxo. Estavam no café da manhã comentando o tempo, quando Maria falou para sua mãe:

       — Mãe, é errado eu me sentir estimulada  quando ouço alguém falar  de suas ousadias? Não consigo ficar chocada, como devia. Alice confessou outro dia que roubou dinheiro da tia, mas eu não vejo minha amiga como uma menina má, apenas que agiu errado.  Lógico que ela tem que entender que cometeu um erro, prejudicou outra pessoa, o que se deve evita, não é mesmo? Também desejo ser boa, até mesmo santa, ao pensar na bondade.

       — Ruim é quando a pessoa erra e não se arrepende – respondeu sua mãe — e para isso é que há o perdão, para quem se arrepende do erro cometido. Há nobreza em quem se confessa e possa ser perdoado, para que todos vivam em paz uns com os outros. No momento quero que você arrume seu quarto, que está uma bagunça. Assim como deve arrumar sua cabeça. E como hoje é domingo aproveite para ler. Ontem mesmo seu avô presenteou-lhe com uma coleção dos clássicos. Comece pelos escritores brasileiros, leia O Tronco do Ipê, de José de Alencar, e se prepare para Machado de Assis, que não é uma leitura fácil, mas aprendemos muito com ele.

        Logo toda a família estava ali reunida, pensando o que fazer no dia de folga. Maria já sabia que ia ler, sua mãe, com a folga da cozinheira, ia cuidar do almoço, e era quase certo que o pai no computador passaria o dia escrevendo textos para seu blog. E quanto a João seu irmão? Ficou em dúvida: Sei lá o que ele vai fazer...Maria lembrou então que, na Suécia, as pessoas aprenderam que fazer coisa no tempo livre o problema que causa, e sendo assim, dia de folga é folga mesmo, tem que "se desligar", ficar sem fazer nada.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário