quinta-feira, 16 de maio de 2013


                Compartilhando com BCU Maranhão




          Fiquem todos sabendo o quanto hoje em dia é importante armazenar o sangue extraídas do cordão umbilical do recém-nascido, rico em células - tronco, que poderá ser utilizada no futuro. Na capital maranhense já se faz a coleta do sague necessário para o armazenamento em São Paulo. As chamadas células-tronco são como matrizes do corpo e podem regenerar qualquer órgão. Seria a cura da diabetes, por exemplo, que maravilha! O caminho ainda é longo, mas já foram alcançados resultados que merecem aplausos. Afinal trata-se da saúde e qualidade de vida.
        Os extraordinários avanços da ciência fez com que Hannah Warren, de 2 anos, recebesse uma nova traqueia a partir da célula-tronco obtida da medula óssea do quadril da menina. Ela nasceu na Coreia do Sul sem o órgão, o que a fazia prisioneira do hospital, sendo submetida ao tratamento experimental no Hospital de Illinois nos EUA. Para formar o novo órgão foi utilizado um tubo de plástico especial banhado de células-tronco.  Anteriormente feito em adultos quando foram utilizadas traqueias de cadáveres. Pela primeira vez a operação foi numa criança e com suporte artificial. A notícia foi dada pela Associated Press no dia 30 de abril.
        Da placenta ao fígado - outro sucesso das células-tronco adultas, transformadas em células do fígado para sua regeneração, trabalho que foi realizado no Hospital 12 de Outubro de Madri. As células cultivadas in vitro em meio a proteínas formaram uma estrutura parecida com a do fígado, de apenas meio centímetro de espessura, que produz, inclusive, albumina como um fígado funcional. Já foi demonstrado pela mesma equipe, que as células mesenquimais da placenta (que dão origem a diversos tipos de tecidos) podem retardar o crescimento de um tumor e o surgimento de metástases, e vão poder ajudar no tratamento de outras doenças, conforme a revista Cancer Gene Therapy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário